Como usar? - ecomposta | design sustentável
Muito popular na Europa, os panos de cera tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Mas afinal, o que são eles e como funcionam?

Panos de cera são embalagens reutilizáveis, laváveis, biodegradáveis e de longa duração que tem como principal função armazenar alimentos, preservando seu frescor. 

Geralmente, os panos de cera utilizam como base a cera de abelha, resina vegetal e óleo vegetal. Aqui na Ecomposta, nossa receita faz uso da cera de carnaúba, tornando nosso produto vegano e, ainda assim, garantindo que seja biodegradável e possa ser utilizado na composteira. 

Como eu uso os panos de cera?
Para utilizar é super fácil! Basta você moldar sua fruta, lanche ou qualquer outro alimento com o auxílio das mãos, e o calor irá selar a embalagem. Lembrando que, os panos de cera devem ser mantidos longe de fontes de calor e não devem ser utilizados para embalar carnes.

Como eu faço para lavar meu pano de cera?
Para lavar, basta utilizar água corrente (exceto água quente/morna) e uma pequena quantia de sabonete neutro ou detergente. Deve-se utilizar as mãos ou o lado macio das buchas, evitando objetos perfurantes ou que possam danificar a superfície. Após isso, só deixar secar no seu escorredor e está pronto para ser utilizado novamente!

Qual o tempo de duração dos panos?
Os panos duram entre 6 e 12 meses, de acordo com a frequência de uso e manutenção adequada.